Passagem para a Escuridão, de Danilo Sarcinelli

Melhor E-book de Fantasia Independente em 2016!

Passagem para a Escuridão é a primeira parte da história de Lúcio (ou de César, ou de Diana, ou de Marco?), neto do Rei Augusto da Tibéria, um reino cuja prosperidade aparente nubla uma quantidade perigosa de intrigas políticas e religiosas, entre segredos proibidos e conflitos familiares. A trama, apesar de parecer simples em seus fundamentos, revela de modo gradual complexidade, ação, conflitos intensos, segredos e reviravoltas em dose certa.

A obra de Danilo Sarcinelli (guardem este nome!) vai muito além do protagonismo de Lúcio, nos provocando empatia à grande miríade de personagens envolvidos na trama; cinzentos e críveis, nenhum deles é desperdiçado e cada um carrega profundidade que nos faz esquecer que eles são personagens. A construção de suas personalidades e o argumento de seus pontos de vista são daquele tipo que te fazem questionar se o vilão é o vilão, se o mocinho é o mocinho, se não faríamos o mesmo que eles se estivéssemos em suas peles. Por vezes, me peguei torcendo para lados diferentes do mesmo conflito, confuso entre a razão tão bem defendida de cada um. Destaco também a força dos diálogos e a interação diferenciada entre esses personagens consigo mesmo e com o mundo fictício que os cerca.

O autor nos apresenta Tibéria e seu mundo como um cenário sólido e bem estruturado, do palácio real no Morro do Castelo às miseráveis ruelas do distrito Brejo Fundo, com suas lendas (como a da espada Solar, do santo Grimório e do deus-sol Ravi) e os backgrounds intrincados da cúpula nobre da cidade, que são apenas breves amostras de como o contexto em que desenrola a trama se faz de maneira substancial, cheia de espírito criativo. A climatização e o ambiente te abraçam sem que você se perceba envolvido por eles e não há espaço para a monotonia, pois o cenário está o tempo todo em interação com os personagens, sem excesso flutuante de descrições vãs. Todas estas são consequências da narrativa habilidosa de Sarcinelli, que decorre bem compassada e com equilíbrio, maestrando clímax, surpresas e o desenrolar da trama de modo dinâmico e cativante.

A leitura de Passagem para a Escuridão me trouxe sensações boas que senti ao ler livros de autores renomados como George Martin, Joe Abercombrie, Michael J. Sullivan, R. A. Salvatore, Tracy Hickman e Margareth Weiss. Como melhoria, fica a sugestão ao Danilo de ser acrescentado ao livro mapas sobre o cenário, além de um guia de personagens, considerando a grande grade de relações entre eles.

A obra é garantia de diversão e reflexão, plenamente recomendado a amantes e não amantes da literatura de fantasia: pode aceitar essa Passagem para a Escuridão por minha conta, com as bençãos de Ravi!

O Autor

O carioca Danilo Sarcinelli formou-se em engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas sempre teve a Literatura ao seu lado. Desde cedo, os livros lhe abriram portas para um horizonte inteiramente novo de lendas e mundos fantásticos. Primeiro foram os livros infanto-juvenis de Pedro Bandeira e também a genial série de de livros-jogo de RPG Aventuras Fantásticas, ou Fighting Fantasy, de Steve Jackson e Ian Livingstone. Em seguida evoluiu para os clássicos de Tolkien, Margaret Weis e Salvatore. Mais tarde vieram as ficções históricas de James Clavell, Bernard Cornwell e Conn Iggulden, e também a fantasia sombria de George Martin. Há 15 anos escreve criando histórias inspiradas nessas leituras e finalmente chegou a hora de saírem do papel. Ao menos essa foi a promessa feita às suas duas princesas e maiores fãs.

Adquira a Obra!


Links para a Escuridão


Nenhum comentário:

Postar um comentário