sábado, 21 de fevereiro de 2015

Sobre a versão impressa: sai ou não sai?

A resposta é sim, sairá.


O público e-booker está em expansão por este Brasilzão, mas deparo-me com a necessidade de ampliar os veículos de leitura de minha obra inicial para que ela possa ser alcançada tanto através dos e-readers quanto pelo papel impresso. Inclusive, se você se interessa em saber mais sobre a relação de amor e ódio entre o "book" e o "e-book" e seus dogmatas, leia este artigo.

Assim, tenho buscado por maneiras de publicar a versão impressa de "O Despertar do Paladino" conhecendo diversos sites de publicação impressa por demanda, como o PerSe, o Clube dos Autores: são "editoras" que produzem o livro do autor em qualquer tiragem, cobrando pelo preço de produção (despesas com materiais [eu acho]). O autor adiciona a comissão ao valor da produção e os livros são disponibilizados na loja virtual do site publicador, podendo ser comprados diretamente lá pelo cliente. 

Então me deparei com o problema de ter escrito uma "grande" obra. Nenhum dos sites de impressão por demanda havia me apresentado uma proposta relevante já que, pelo livro beirar as 400 páginas, o custo de impressão/produção do livro ficava muito salgado, tornando inviável uma comercialização saudável e um preço acessível aos leitores. 

Então pintou o CreateSpace.

O Poder nas mãos do autor




O CreateSpace é uma empresa do grupo Amazon que também faz impressões por demanda. Abaixo estão alguns diferenciais que me conquistaram:

  • Por ser da própria Amazon, a versão impressa produzida pela CS poderá ser vendida em conjunto com o e-book no site da Amazon, na mesma página;
  • Por a venda do livro físico poder ser vinculada à página de venda do e-book na Amazon, todas as avaliações e comentários da obra ficam centralizados em um só lugar. Grande facilitador também na hora da divulgação;
  • Poderei fazer promoções para os compradores da versão física do livro, fornecendo um desconto na compra do e-book ou mesmo o download gratuito (mais provável);
  • Apesar do CS ser americano e os livros viajarem da terra do Tio Sam para cá, acredite: o preço final dos livros fica extremamente mais em conta que as opções nacionais que temos. Mesmo para volumes mais paginosos como o meu;
  • Segundo muitos autores independentes, a qualidade e durabilidade dos livros impressos pela CS é ponto forte;
  • Há preços diferenciados caso o autor queira comprar uma quantidade maior para criar estoque e vender/distribuir sua obra.
Nas terras além de nossas palmeiras tupiniquins, o CS é um grande responsável por desbancar pequenas editoras e preocupar as grandes, pois ela deu poder para o autor. O autor não necessita mais aguardar meses a fio antes de receber respostas sobre a avaliação de sua obra junto às editoras tradicionais, o que na maioria das vezes resulta em um pesado "não" e a sensação frustrada da perda de um tempo valioso. Da mesma forma, ele é obrigado a se instruir a respeito de técnicas de divulgação, pois o sucesso de sua obra depende única e exclusivamente de sua estratégia de marketing. Agora, vamos à parte em que "O Despertar do Paladino" tem a ver com isso tudo.

Sobre o "Quando?"



Pesquisando pela internet afora sobre o CreateSpace, vi muitos casos de autores satisfeitos, então me entusiasmei com a ideia de finalmente encontrar um meio de produzir meu livro em versão impressa e caí de cabeça no CS.

Já realizei toda a trabalhosa formatação solicitada pelo site, verifiquei a prova digital e pedi, no dia 14/02, o envio da prova física. Como pedi por envio simples, deve demorar aí até uns 2 meses para a prova impressa chegar em minha casa. Os clientes do CS dizem que geralmente o prazo de chegada de suas compras demoraram bem menos que o tempo previsto, e espero que eu seja um dos que repetirá isso para outros. 

Assim que a prova impressa chegar, publicarei fotos do produto aqui no blog para apresentar a qualidade do material a vocês. A partir daí, poderei avaliar a prova e dar sequência na CS para disponibilizar finalmente as vendas e estabelecer preços.

Ah, e sobre o preço, claro. De acordo com minhas averiguações, acredito que o valor do livro impresso será de R$20 a R$30, variando de acordo com algumas de minhas decisões futuras como, por exemplo, se vou estocá-los comigo e vender por fora ou se vou liberá-lo exclusivamente no site da Amazon.

Agora, me resta morrer de ansiedade e esperar. O Deadline para a versão-teste da impressão de "O Despertar do Paladino"chegar é até 02/04 (com chances de chegar antes). 

Dê um curtir ali ao lado e aguarde pelas notícias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário