segunda-feira, 4 de março de 2019

Sobre o terceiro livro: previsão de páginas atingida! E agora?

400 de 400! E agora?

Desde o dia 31/07/2017 estou envolvido na escrita de meu novo livro, A Promessa Anã, e, inicialmente, eu estipulei uma previsão de páginas de 350 para o romance, estendendo-o em seguida para 400. Hoje, por volta de 12:35, finalmente cheguei na quadrigentésima página e terei que estender a marca mais uma vez. Desta vez, não quantificarei números, pois, ainda que eu continuarei divulgando em minhas redes o meu progresso, cheguei em um ponto que todas as tramas do livro caminham para um final, mas necessitam de um fecho digno daqueles que vem acompanhado as aventuras de Sagrarius, custe quantas páginas custar. Afinal, o que estou mirando aqui não é um resultado quantitativo, exato, mas um resultado qualitativo e humano; o único motivo que me faria estender o que imaginei para o livro é fazê-lo melhor para o leitor. A Promessa Anã tem novos dilemas, novos personagens e novos cenários que exigem um desenvolvimento diferenciado e é um livro que vale por dois. Só decido por não dividi-lo porque cada parte desse terceiro volume tem dependência narrativa com relação às anteriores e penso que isso poderia transformar a obra em dois livros aleijados.

Então para quê divulgar previsão de páginas se não for para cumpri-la?


Primeiro: mostrar aos meus leitores atuais e aos possíveis leitores futuros que não estou parado, como George Martins e Patrick Rothfusses por aí. Meu trabalho de escrita é paulatino, mas constante (saiba mais do "Método de Escrita Gradual", que criei para conciliar a produção artística literária com a correria da vida louca). O livro pode demorar um pouco mais para sair? Pode, mas que vai sair, vai. :)

Segundo: tornar minha expectativa pública é um combustível a mais, pois assim tenho que ter ainda mais compromisso com minha arte. O melhor disso é poder interagir com comentários dessas postagens de meta, pois a cobrança demonstra interesse por meu trabalho e, mesmo se não houver, fico ainda mais entusiasmado para cumprir o que está previsto ou me aproximar o máximo possível dessa marca.

E o prazo de 31/07/2019? Ainda vale?


Julho deste ano ainda é minha data máxima para terminar o livro, porém, muita coisa aconteceu em 2018, o que pode levar a um atraso de uns 2 meses no término de A Promessa Anã. Tive um lapso de estafa trabalhando em praticamente 3 turnos (dois em escolas e um em casa) que me deixou 4 meses sem escrever, além de ter me casado em outubro com minha musa e, vou te contar, empreender casamento é uma aventura e tanto, que consome tempo (ah, mas a recompensa de se viver com quem amamos vale todos os esforços)...

Assim, trabalharei bem para não furar com o deadline de origem e já poder investir meu tempo na reedição do primeiro livro, até o fim do ano. Sobre a reedição do primeiro livro? Isso já é motivo para a próxima postagem ;)

Fique de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário