MONARQUIA, ESTRUTURA MILITAR E CLERO

Hierarquia da nobreza



O esquema hierárquico aqui tratado abrange grande variedade da monarquia situada nos reinos de Ardória, Kondória e Eldória, os três continentes centrais do disco de Arya. Zophar e Vandor, dois dos povos em que se passam os livros da Saga Sagraerya, seguem esta mesma hierarquia monárquica, abaixo explanada:

Rei/Rainha: Soberanos de um reino. Tratados por Sua Majestade (em 3ª pessoa)/Vossa Majestade (em 2ª pessoa).
Príncipe Real/Princesa Real: Filho ou filha mais velha dos pais Reais, herdeiro(a) do trono. Quando alcança os 20 anos, é submisso somente aos pais e soberano de todos os outros nobres. Caso o Rei/Rainha permita, pode ser o lorde ou a lady de uma cidade ou povoado (chamado de principado) antes de herdar o trono.
Príncipes ou princesas mais novos portam seu título somente como referência de prestígio, mas podem ainda tornar-se duques/duquesas ou condes/condessas caso os pais abram exceção. Tratados por Sua/Vossa Alteza.

Duque/DuquesaSoberano de uma grande cidade (com mais de 15000 habitantes). Tratado por Sua/Vossa Graça ou Excelência.

Conde/CondessaSoberano de uma cidade (povoado entre 1000 e 15000 habitantes). Tratado por Sua/Vossa Graça ou Excelência.

Barão/BaronesaSoberano de uma vila/aldeia (povoado com até 1000 habitantes). Tratado por Sua/Vossa Graça ou Senhoria.

Cavaleiro/CavaleiraNobres sem terras, mas, de acordo com as patentes campeãs, pode ser o responsável por uma ou mais fortalezas, fortes ou faróis fortificados.

Títulos militares superiores não são considerados nobres porque o nobre deveria residir exclusivamente nas moradias militares anexas ao castelo real ou em outra residência avizinhada, dentro das dependências da cidade de seu Senhor. Tratado por Sua/Vossa Senhoria.

Hierarquia dos exércitos



A respectiva hierarquia militar é pareada à mesma hierarquia monárquica especificada acima, também operante em grande parte dos povos ardorianos, kondorianos e eldorianos.

Rei/Rainha: Além de soberanos de um reino e responsáveis por todas as decisões militares, geralmente tomam a frente de combates importantes ou outras manifestações marciais de peso, sob apoio de seus marechais e seus generais. No reino de Zophar, o rei-clérigo Darnon é isento desta atitude, pois sua posição como Grão-Sacerdote o proíbe de participação direta em batalhas.

MarechalLíder ou líderes dos generais e demais militares abaixo destes. Em Zophar, somente havia um marechal, Arther. Tratado por Sua/Vossa Excelência.

GeneralLíder ou líderes dos cavaleiros e demais militares abaixo destes. Em Zophar, havia dez generais, o grupo chamado Dez. Tratado por Sua/Vossa Senhoria.

Cavaleiro/Cavaleira: Líder ou líderes dos soldados e escudeiros. Tratado por Sua/Vossa Senhoria.

Soldado/SoldadaGuardas e servidores militares formados na academia marcial local ou mercenários armados.

Escudeiro/EscudeiraRecruta que suporta um militar qualquer de nível superior.

Hierarquia do Clero Mainnaísta



A seguinte estrutura clerical é comum a todos os templos de Mainna em Arya, convencionada pelos próprios Supremos Sacerdotes que acompanharam Fyrçus Ellfore em sua jornada sagrada.

Supremo Sacerdote/Suprema Sacedotisa: São sempre cinco, reconhecidos como autoridades máximas do Mainnaísmo em Arya, descendentes  diretos de um dos Supremos que acompanharam Fyrçus Ellfore. Uma vez a cada cinco anos, todos os Supremos se reúnem no Sagrado Mausoléu de Fyrçus, em Eldória, para conferenciar acerca de assuntos do clero de importância mundial. Portam por símbolo divino a Folha de Essencieira de Luz e o broche de folha-mandala (quatro folhas cruzadas). Tratados por Sua/Vossa Sagradessência.

Grão-Sacerdote/Grã-SacerdotisaAutoridade clériga responsável por um reino, império ou uma macrorregião geopolítica. Porta por símbolo divino a Folha de Essencieira de Electrum e o broche de folha-estrela (três folhas cruzadas). Tratado por Sua/Vossa Eminessência.

Darnon, o rei-clérigo, promulgou a fusão de tratamentos, sendo referido por Sua/Vossa Majestade Eminissente.

Meão-sacerdote/Meã-sacerdotisaAutoridade clériga responsável por administrar uma região geográfica ou política, podendo cobrir várias aldeias, povoados ou cidades. Porta por símbolo divino a Folha de Essencieira Dourada e o broche cruz-folha. Tratado por Sua/Vossa Reveressência.

Vulgo-sacerdote/Vulgo-sacerdotisaSacerdote responsável por um ou mais templos de um povoado ou cidade. Porta por símbolo divino a Folha de Essencieira Prateada, diferente da folha comum de madeira usada pelo povo.

Templário/TempláriaOs templários estão a serviço de qualquer um dos Supremos Sacerdotes, sem submissão a qualquer outro nível clerista. São paladinos elementais guardiões do Sono Perpétuo dos três Ryas adormecidos (Magmus, Torna e Oceânia) e estão autorizados oficialmente a executarem quaisquer indivíduos envolvidos em perturbações contra os deuses dormentes. Tratados por Sua/Vossa Guardiessência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário